ETIAS Autorização de Viagem para Europa
O que é o ETIAS?
O ETIAS é um sigla para Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem, portanto, uma autorização de viagem para quem tem intenção de realizar uma visita à Europa. Essa determinada atualização será realizada para a maior segurança, tanto para cidadãos da UE, quanto para os viajantes. Sendo assim, após dois anos de discussão a respeito de como seria essa nova implementação, a previsão no momento é que a partir de 2025 o programa do ETIAS esteja totalmente implementado.
O ETIAS é como o ESTA Americano e o eTA Canadense, que são sistemas de autorização eletrônica de viagem.
Quem deve pedir o ETIAS?
Para tirar este Visto Europa o intuito da viagem deve ser somente a turismo, quem tem o intuito de estudar ou trabalhar é necessário pedir um visto de acordo com o perfil.
Observação: Mesmo para quem está realizando apenas uma conexão por algum desses países será necessário ter em mãos o ETIAS.
Como é a segurança do ETIAS?
A segurança ocorre pois todas as informações pessoais do viajante estarão salvas em bancos de dados do governo, dessa forma, será mais fácil detectar se aquela determinada pessoa apresenta uma ameaça aos países do Schengen. Com essa autorização em mãos os viajantes podem visitar todos os 26 países do Espaço Schengen.
Além disso, é esperado que no final de 2025 esse procedimento entre em vigor. Portanto, todos os viajantes que pretendem realizar uma visita a Europa necessita ter em mãos essa determinada autorização de viagem.
Observação: Mesmo para quem está realizando apenas uma conexão por algum desses países será necessário ter em mãos o ETIAS.
Como solicitar o ETIAS?
Essa determinada autorização deve ser solicitada eletronicamente. Sendo assim, para conseguir realizar esse processo o solicitante deve se enquadrar nos requisitos, como: ter um Passaporte válido, cartão de débito ou crédito e um endereço de e-mail.
Dentro do site oficial é necessário preencher um formulário eletrônico com todas as suas informações básicas, como, por exemplo, nome completo, data de nascimento e entre outros questionamentos. Depois disso, o formulário será analisado pelas autoridades competentes. O solicitante receberá um e-mail sobre o resultado do pedido, em caso de aprovação o solicitante receberá o ETIAS em anexo e se for recusado receberá um e-mail indicando o motivo da recusa e se poderá recorrer.
Além disso, se todo o seu perfil estiver correto o processo pode ser rápido e o ETIAS estará em suas mãos rapidamente.
Quanto custa para tirar o ETIAS?
É como no visto comum, o Visto para Europa ETIAS também cobrará uma taxa por sua emissão. De acordo com portais de comunicação, essa taxa terá o valor de 7 euros, convertido para real fica aproximadamente R$37,80.
Como é o formulário para tirar o Visto Europa?
O preenchimento deste determinado formulário é fácil e rápido. Se o solicitante tiver todos os documentos necessários em mãos no momento do preenchimento o tempo em média para preencher esse formulário é de cerca de 15 minutos. Sendo assim, alguns informações básicas que devem ser preenchidas pelo solicitante são:
- – Nome Completo;
- – Data de nascimento;
- – Nacionalidade;
- – Dados do passaporte;
- – Endereço atual do viajante;
- – Filiação;
Além dessas perguntas básicas, existem mais questionamentos sobre seu perfil, como uso de drogas e afins. Sendo assim, o fornecimento de informações falsas ou enganosas na solicitação do ETIAS pode fazer com que o pedido do Visto Europa seja negado.
O ETIAS terá validade?
Sim. Ele é como um Visto, você poderá ser aprovado ou reprovado no pedido de emissão do ETIAS. Sendo assim, o solicitante aprovado terá permissão de entrar na Europa por uma validade de três anos.
No entanto, ele dependerá da validade do passaporte. Se por acaso seu passaporte vencer, o seu ETIAS também estará inválido.
Além disso, o viajante pode entrar na UE quantas vezes quiser com o ETIAS, desde que não permaneça mais de 90 dias.
Se for negado, posso solicitar novamente?
Em caso de recusa da solicitação do ETIAS, serão requisitados alguns documentos adicionais, onde o solicitante tem até 96 horas para apresentar às autoridades competentes. Depois disso, as autoridades governamentais do Estado-membro de Schengen têm até quatro semanas para tomar a decisão final.
Quais os países da Europa que vão solicitar o ETIAS?
O solicitante que quer realizar uma viagem para a Europa deverá pesquisar bem sobre o assunto. Portanto, até o momento, 26 países vão solicitar o Visto para Europa ETIAS, todos que fazem parte do Espaço Schengen. São eles:
Entre eles estão:
- – Alemanha
- – Áustria
- – Bélgica
- – Dinamarca
- – Eslováquia
- – Eslovênia
- – Estônia
- – Espanha
- – Finlândia
- – França
- – Liechtenstein
- – Letônia
- – Lituânia
- – Luxemburgo
- – Malta
- – Noruega
- – Polônia
- – Portugal
- – República Checa
- – Suíça
- – Suécia
Quem precisa da autorização?
Viajantes de diversas localidades irão precisar fazer essa determinada autorização de viagem, sendo assim, indicamos que pesquisem de acordo com o país de origem.
No entanto, vamos citar alguns da América Latina que vão precisar dessa autorização: Paraguai, Chile, Brasil, Argentina, México, Peru, Costa Rica, Venezuela e entre outros.
Onde devo apresentar o ETIAS?
Assim que o solicitante entrar no determinado país do Espaço Schengen. Portanto, terá a obrigatoriedade de apresentar o ETIAS antes do embarque.
A permissão de viagem deve ser apresentar a um funcionário do controle fronteiriço da Área Schengen. Logo após essa apresentação, o solicitante terá aprovação de entrada a União Europeia.
Quem não apresentar o ETIAS poderá entrar no país?
Os viajantes que chegarem até as fronteiras sem o documento de autorização de viagem terão sua entrada negada, assim também poderá perder seu direito de uma nova entrada no bloco.
Quem somos?
Somos o Despachante S2 Vistos e Passaportes. Nós auxiliamos do início ao fim do processo de quem quer tirar Vistos e Passaportes. Também vamos ajudar solicitantes a conseguir a permissão de viagem para a Europa. Sendo assim, fale conosco e tire suas dúvidas!
Essa página é apenas um informativo, no momento não é obrigatória a autorização!