Viajar com animal – Turistas adaptam roteiro de viagem para levar animais de estimação
Dicas de roteiros para viajar com o seu pet! 
Viajar com Animal – Da escolha do destino ao roteiro turístico, passando pela bagagem que é preciso levar, é preciso adaptar os planos à presença de animais. Confira algumas dicas e boa viagem!
Primeiro passo, a escolha do seu destino!
Escolha um destino que seja adequado para o seu animal, como, por exemplo, áreas rurais e cidades menores. Se a viagem privilegiar programas muito urbanos e culturais (como visitas a museus e idas a restaurantes), talvez seja melhor deixá-lo em casa. Em cidades litorâneas, pesquise para ver se eles são aceitos na praia.
Escolha o seu hotel!
Confirme se o hotel escolhido aceita animais e as condições que ele oferece. Como: onde ele poderá dormir (no canil ou no quarto?), em quais áreas comuns ele poderá circular, se é cobrada alguma taxa, o que é proibido e o que é permitido. No entanto, se o seu cão late muito, prefira quartos mais distantes dos outros (chalés são ótimos), para não incomodar os demais hóspedes.
O que levar na mala para viajar?
Leve na bagagem todos os itens do animal, incluindo material de higiene, kit de primeiros socorros e a ração à qual ele está acostumado em quantidade suficiente para a duração da viagem. Além disso, é importante levar também alguns brinquedos para distraí-lo no destino e no trajeto. O mais importante, mantenha sempre a vacinação do animal em dia. Leve na viagem a carteira de vacinação regularizada e assinada pelo veterinário.
Dica: atenção à vacinação anti-rábica, pois ela é indispensável para viagens nacionais e internacionais.
Viagens nacionais!
Para viagens nacionais, é preciso apresentar um “Atestado de Saúde” ou “Certificado Sanitário”, emitido por veterinário e contendo as informações como raça, nome, origem do animal, estado geral de saúde, nome do proprietário e destaque para a comprovação de imunização anti-rábica.
Viagens internacionais!
Se a viagem for internacional, é preciso apresentar o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional), emitido gratuitamente pelo Ministério da Agricultura, nos aeroportos internacionais ou na sede do Ministério da Agricultura de cada estado. Além disso, verifique também nas embaixadas ou consulados as exigências específicas de cada país de destino para a entrada de pets.
Dicas de cuidado com o pet para viajar!
Evite alimentá-lo durante a viagem, pois isso pode favorecer o enjoo no animal. Deixe o animal desfrutar das áreas livres, correr e rolar na grama. A viagem deve ser boa para todos. Coloque na coleira uma etiqueta de identificação e leve uma fotografia do animal para poder mostrar caso ele se perca. Se a viagem for muito longa ou estressante considere a utilização de um tranquilizante, mas só dê o remédio com orientação do veterinário.
Fonte: G1
Por S2 Vistos e Passaportes
Contato: [email protected]