Nossa empresa não tem filiação com Órgãos Governamentais, trata-se de um Despachante de Visto e Passaporte.
Informamos que é possível realizar os trâmites pela fonte oficial, onde os formulários encontram-se disponíveis gratuitamente.

(11) 3199.8580SÃO PAULO
(19) 3029.1990CAMPINAS-SP
(21) 3900.8580RIO DE JANEIRO

Assessoria em Vistos e Passaportes

slogan S2 Vistos

Notícia publicada em: 

Perda de Passaporte

Perdi meu Passaporte, o que devo fazer?

perda de passaportePerda de Passaporte – Primeiro passo quando perceber que realmente perdeu seu Passaporte e se acalmar e tentar solicitar um novo documento. Se você está no Brasil o processo é mais tranquilo, mas se tiver no exterior isso pode ser um problema um pouco maior. Nesse artigo iremos explicar o que fazer em ambos os casos.

Perdi meu Passaporte no exterior, e agora?

O Passaporte Brasileiro é o único documento de identidade aceito pela maioria dos países para identificar aquele viajante. Portanto, mesmo que tenha um RG válido, é necessário que tenha seu Passaporte para continuar naquele determinado país. 

Além disso, vale mencionar que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é um documento válido em outros países, somente no Brasil. 

Assim que verificar que realmente perdeu seu Passaporte ou que foi roubado, é necessário procurar um posto de polícia para realizar um boletim de ocorrência. Com o boletim em mãos é necessário procurar o Consulado Brasileiro mais próximo para tentar um documento de viagem para retornar ao Brasil e conseguir pedir um novo Passaporte. 

Passaporte para retornar ao Brasil

Se você estava no exterior, mas percebeu que perdeu seu Passaporte no retorno ao Brasil, você deverá realizar todo o processo descrito acima e solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil, a ARB. Este documento é destinado para quem perdeu o Passaporte e precisa apenas retornar ao Brasil. O ARB só pode ser utilizado uma única vez, depois de usado será retido pela autoridade migratória. Chegando ao Brasil pode realizar um pedido de um Novo Passaporte. 

 No entanto, se precisar ficar mais um tempo no país ou até mesmo ir para outro país será necessário realizar um outro pedido.

Perda do Passaporte no exterior

Para continuar sua viagem é necessário solicitar um novo Passaporte Brasileiro. Portanto, o primeiro passo é ir até o Consulado Brasileiro mais próximo com seu boletim de ocorrência em mãos. Depois disso, será necessário aguardar a análise das autoridades em relação a um novo pedido de Passaporte. Nesse momento é necessário apresentar documentos de identidade, como o RG válido. 

Perdi meu Passaporte no Brasil, o que fazer?

Se perdeu seu Passaporte Brasileiro e tem uma viagem para realizar é necessário fazer também um boletim de ocorrência e fazer todo o processo para solicitar um novo Passaporte Brasileiro. Primeiramente, acessar o sistema da Polícia Federal e preencher o formulário eletrônico. Nesse momento, é necessário também realizar o pagamento da taxa GRU. Depois disso, agende um dia e horário para ir ao posto da PF para atendimento presencial. Após o atendimento na PF, é necessário aguardar o tempo de confecção do documento e retirá-lo quando estiver pronto. O tempo de confecção do Passaporte pode chegar a 10 dias úteis.

No entanto, o agendamento pode ser algo bem complicado se você tem uma viagem bem próxima. Portanto, se atente ao tempo para conseguir esse novo Passaporte. 

Dica importante:

Se você tem uma viagem próxima e não consegue aguardar tanto tempo para ter seu novo Passaporte, indicamos que entre em contato com uma Consultoria Especializada em Passaportes. A mesma irá te auxiliar em todo o processo e dessa forma você poderá diminuir esse tempo de espera, para ter seu documento em mãos o quanto antes. 

Devo pagar a taxa duplicada?

Essa questão é bem importante. Se você perdeu seu Passaporte e ele ainda estava válido você deverá pagar uma “multa” pela perda do documento. Sendo assim, quando você realizar o processo do novo Passaporte será cobrado uma taxa duplicada. Portanto, será duas vezes o valor da taxa de R$ 257,25. 

Perdi meu Passaporte com o Visto Americano, e agora?

Em ambos os casos, tanto o Passaporte, quanto o Visto Americano você deverá realizar um novo processo para solicitar um novo documento. Portanto, mesmo que seu Visto Americano esteja válido, você não passará por uma Renovação e sim pelo processo de um novo Visto, pois não terá o antigo para apresentar. 

O processo de solicitação do Novo Visto Americano é bem mais complicado e burocrático, mas em caso de perda será necessário solicitar tudo novamente, inclusive passará por uma entrevista consular. 

 

Por S2 Vistos e Passaportes 


  • imagem Viagem internacional lugares

    Viagem internacional lugares

    Quais são os melhores lugares para uma viagem internacional? Viagem internacional lugares – Essa questão é difícil de ser respondida, pois é uma questão muito pessoal de cada perfil de via...

  • imagem CASV Brasília

    CASV Brasília

    CASV em Brasília terá novo endereço De acordo com o site oficial do Consulado Americano a partir do dia 25 de Março de 2024 o CASV (Centro de atendimento ao solicitante de visto) de Brasília ser�...

  • imagem Como tirar o Visto EUA?

    Como tirar o Visto EUA?

    Como tirar o Visto EUA? O processo de emissão do Visto EUA é bem complicado, como todos costumam falar, é um dos pontos mais burocráticos para quem tem a intenção de realizar uma viagem aos Esta...

  • imagem Viagem internacional lugares

    Viagem internacional lugares

    Quais são os melhores lugares para uma viagem internacional? Viagem internacional lugares – Essa questão é difícil de ser respondida, pois é uma questão muito pessoal de cada perfil de via...

  • imagem CASV Brasília

    CASV Brasília

    CASV em Brasília terá novo endereço De acordo com o site oficial do Consulado Americano a partir do dia 25 de Março de 2024 o CASV (Centro de atendimento ao solicitante de visto) de Brasília ser�...

Abrir WhatsApp
1
Olá,
Podemos te ajudar?