Tipos de Visto Americano
Existem diversas categorias de Visto Americano. O requerente deve solicitar a categoria de Visto específica de acordo com o objetivo da viagem. Portanto, antes de comprar passagens ou ingressos, é preciso ter um planejamento de viagem, e isso inicia escolhendo o tipo de visto necessário. Nesta página, iremos explicar sobre alguns dos tipos de Visto Americano mais solicitados.
O que verá na página:
Quais os tipos de visto para os EUA?
Qual a diferença entre o visto americano B1 e B2?
Visto Americano para estudante
Quanto tempo dura o visto de estudante nos EUA?
Como conseguir Visto Americano para estudar?
Visto para trabalhar nos Estados Unidos
Tipos de Visto Americano
A seguir, listamos algumas das categorias de Visto EUA mais solicitadas e em quais perfis se enquadram.
Os tipos de Visto EUA se categorizam, principalmente, em Negócios, Turismo, Trabalho, Estudos, Intercâmbio, Especialistas e mais.
Visto Americano de Turismo
O Visto de turismo é da categoria B-2 e é destinado para quem deseja ir aos Estados Unidos para férias ou tratamento médico. Essa categoria também contempla quem irá participar de eventos culturais, desde que não recebam remuneração por isso.
Normalmente, o requerente solicita esse tipo de visto junto com o B-1 (para negócios), resultado no famoso Visto Americano B1/B2.
Observação:
A categoria B1/B2 é a mais solicitada por brasileiros. Além disso, costuma ser considerada a mais “fácil” de conseguir, pois outras categorias são necessárias mais comprovação, pois envolvem questões mais relevantes para os agentes consulares, como, por exemplo, realizar um intercâmbio ou trabalhos especializados.
Visto Americano para negócios
O Visto Americano da categoria B-1 é destinado aos viajantes que pretendem ir aos Estados Unidos para:
- Participar de feiras;
- Conferências;
- Reuniões de negócios;
- Trabalho voluntário;
- E outras atividades não remunerada.
Essa determinada categoria também é indicada para os viajantes que são atletas amadores que vão para competições (que não receba nenhum prêmio em dinheiro).
Saiba mais:
Qual a diferença entre o Visto Americano B1 e B2?
Como falamos acima, cada categoria engloba um tipo de viagem:
- B1 é destinado para viagens de negócios;
- B2 destinado para viagens a turismo.
No entanto, o requerente pode solicitar o Visto Americano que combinem as duas categorias (B1/B2) e, dessa forma, permitindo ter a flexibilidade de realizar ambos os intuitos, como profissional e de lazer. Lembrando, desde que esse trabalho não tenha recebimento em salário.
O processo, de ambas as categorias, taxas e validade são os mesmos, portanto, é comum conseguir um único visto com ambas as categorias.
Veja também:
Visto Americano para estudante
Para estudar nos Estados Unidos o requerente deverá solicitar:
- F1 – para instituições de ensino,
- M1 – para cursos de treinamentos especializados,
- J1 – para intercâmbio estudantil,
- Q – para programas de intercâmbio cultural.
É essencial que o requerente tenha todo um preparo, antes de iniciar a solicitação do Visto Americano. Deverá, primeiramente, buscar a escola, universidade, programa dos Estados Unidos que pretende realizar o vinculo estudantil. Em caso de aprovação com a escola, a mesma passará tudo sobre o curso, como, por exemplo, o prazo que aquele viajante tem para ficar no país.
Exemplo:
O viajante fará curso em uma universidade nos Estados Unidos por um período de dois anos, portanto, seu Visto Americano pode ter a validade de até dois anos, sendo assim, conforme o período do programa.
Quanto tempo dura o visto de estudante nos EUA?
Como falamos anteriormente, a validade do Visto Americano do visto de estudante vai de acordo com o curso escolhido. Normalmente, essa validade varia de 1 a 4 anos, podendo ser menor. No entanto, é possível solicitar a extensão a validade deste visto, desde que a escola aponte a necessidade e que seja realizado antes do vencimento do visto atual.
Como conseguir Visto Americano para estudar?
O processo de solicitação, como falamos anteriormente, é bem burocrático. O requerente deve:]
- – Primeiramente o requerente deverá escolher a instituição de ensino dos Estados Unidos que deseja estudar e realizar sua matrícula;
- – Realizar a matrícula;
- – Com a aprovação da matrícula será preciso pedir uma carta informando essa devida aceitação da escola;
- – Com a carta será possível entrar com o pedido de Visto Americano de estudos, preencher o formulário ds-160 e pagar as taxas:
- – A taxa SEVIS que é destinada pela instituição de ensino e a taxa consular do DS-160.
Na entrevista consular, é imprescindível ter em mãos documentos que comprovem que tem o intuito de retornar ao seu país após o término do curso.
Visto para trabalhar nos Estados Unidos
Existem alguns tipos de Visto Americano que se enquadram na categoria de trabalho. Sendo eles:
- Visto L-1 – que é vinculado a funcionários de uma mesma empresa que serão transferidos para os Estados Unidos;
- H-1B – destinado para funções especializadas;
- H-2B – que são para trabalhadores temporários de uma área que falta mão de obra naquele país;
- H-2A – para trabalhadores temporários agrícolas;
- EB5 – para investidores;
- EB3 – para trabalhadores qualificados que possuem oferta de emprego nos EUA.
Como conseguir o visto para trabalhar nos Estados Unidos?
Assim como o Visto Americano de estudos, o solicitante já deve ter tudo certo com o trabalho que irá realizar nos Estados Unidos. É preciso apresentar uma proposta de uma empresa americana onde será realizado o trabalho. Além disso, o valor da taxa para essa categoria tem variações.
Intercâmbio nos Estados Unidos
Fazer intercâmbio nos Estados Unidos é um sonho para muitos brasileiros. O visto específico que se enquadra nesse processo é o J1, vinculado a intercâmbios estudantis, culturais, trainees ou aupair.
O processo inicia com a aprovação em um programa vinculado no SEVP (Student and Exchange Visitor Program).
O SEVP é um programa ligado ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. Dessa forma, consegue gerenciar os estudantes e intercambistas estrangeiros que estão nos Estados Unidos. Portanto, para realizar essa gestão é utilizado o SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System).
Por S2 Vistos e Passaportes